CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 29 de abril de 2012

1 270 - Último dia de férias em Luanda, Abril de 1975!

Propaganda nas ruas da cidade de Luanda (foto da net) e
o professor e advogado Custódio Pereira Gomes  em Carmona (em baixo)


A 29 de Abril de 1975, acabou-se o bem-bom das férias e lá tivemos (eu e o Cruz) de regressar a Carmona, ao BC12 e à messe do bairro Montanha Pinto. O que era bom, acabava-se ali, naquele dia, quando de véspera voaríamos de Luanda, num avião da TAAG.
E partir, lá isso partimos, com a ideia de irmos jantar a Carmona e prevenidos de tempo, para qualquer problema que pudesse surgir. E surgiu, já AQUI o contámos e valerá a pena ir rever
Luanda, ao tempo e como por aqui já dissemos, era palco de permanentes incidentes, entre militares/militantes do MPLA E FNLA - que espalhavam medo, terror e sangue pelas noites e chãos da cidade, pelos musseques e onde bulisse alma de gente de qualquer cor. O recolher obrigatório era quase sempre desrespeitado e multiplicavam-se os conflitos, as palavras  de ordem anti-tudo e todos. A violência alastrava-se e a propaganda desenhava-se e escrevia-se nas paredes e asfalto da cidade, pouco pacífica e, pior, inspiradora de ódios. Os tiroteios, principalmente de noite, confundiam-se com o rebentar de granadas e morteiros. Ainda me lembro, de, à noite, ver o fogo a cruzar os céus da cidade, que eu via do 7º. andar do Katekero. Estranhamente, ou talvez não, a esmagadora maioria da população parecia indiferente a isso tudo. A cidade de Luanda, cosmopolita, cheia de luz, ciosa e atraente, parecia matar todos os medos. Tudo parecia funcionar, como se nada se passasse.
Assim por lá passámos os últimos dias de férias, entre os prazeres da ilha, da restinga, do Amazonas e da Portugália, da Paris Versailles e da Mutamba, o cinema e a noite, o Mússulo e o contacto com o grande número de amigos que por lá tínhamos. Vida da boa!
- GOMES. Custódio Pereira Gomes. Advogado e professor em Carmona, já 
falecido e ao tempo viúvo de Maria Augusta Tavares - filha de Laura e Manuel 
Tavares, que foram daqui, de Ois da Ribeira, minha terra natal e de residência. 
Os sogros tinham sido patrões de minha irmã Maria Dulce. Tem família a 
residir em Coimbra e o filho Álvaro em Madrid. 
Um neto, filho de Álvaro, está a trabalhar em Carmona.

Sem comentários:

Enviar um comentário