CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

1 295 - O comandante Almeida e Brito...



O comandante do BCAV. 8423, tenente coronel Almeida e Brito, não era «maçarico» no Quitexe, quando por lá foi Cavaleiro do Norte, entre 6 de Junho de 1974 e 2 de Março de 1975, e então rodámos para Carmona, para o BC12, e lá ficou a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel. Já por lá fôra major de operações  - o que sabíamos, ao tempo, mas sem conhecer pormenores.
A foto, tirada do blogue de José César, mostra-o nas funções de 1968. Chegou ao Quitexe, em rendição individual, a 24 de Janeiro e de lá saiu a 17 de Dezembro, integrando o Batalhão de Cavalaria 1917. É o oficial da esquerda e note-se o imprescindível pingalim de cavalaria, como tantas vezes o vimos no Quitexe e Carmona, como antes em Santa Margarida. Ao centro, está o tenente coronel António Amaral, comandante do BCAV.1917; e, à direita, o comandante da CCAÇ. 1306. Quero acreditar que a imagem é da fazendo do Liberato, guarnição que integrava a zona de acção militar do Quitexe.
Almeida e Brito não era oficial de meias palavras, ou indecisões. Por vezes, até era excessivamente imperativo no agir, seja isso virtude ou defeito. Dúvidas, não há: era respeitado e admirado. E era justo! Dele se contavam lendas da anterior passagem pelo chão quitexano! E dele nos falavam civis locais e combatentes da FNLA, citando-o com o militar de coragem, sem tibiezas, decidido, audaz e descomprometido.
Partilhei muitos momentos com ele, depois de 1975 - quando foi 2º. comandante da Região Militar Centro, em Coimbra, onde foi adjunto do general Pires Tavares, que é de Águeda (minha terra); quando comandou a Região Militar Sul, em Évora; quando foi 2º. comandante geral da GNR e a ele recorri por uma hora menos boa de companheiro que seguiu carreira profissional nas Brigadas de Trânsito. 
Participou nos encontros da CCS e do batalhão, quando melhor conhecemos a face mais humana do militar que não teve hesitações nos duros dias dos meses finais de Carmona. Quantos de nós deveremos a vida à sua competência e capacidade de decisão?! Nunca saberemos! Mas é seguro que, nos momentos mais dramáticos e trágicos, tivemos à altura quem nos comandasse.
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva de Lima 
Almeida e Brito, tenente coronel e comandante 
do BCAV. 8423. Atingiu a patente de general e 
faleceu a 20 de Junho de 2003, de morte súbita.


1 comentário:

  1. A foto original foi extraída do meu blogue "osdinossaurios". Lidei de perto com o Major Almeida e Brito no Quitexe, era pessoa que muito estimava.
    Penso que não atingiu o posto de Coronel, mas sim de General.
    Ramiro Estevinho

    ResponderEliminar