CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

1 388 - Cavaleiros do Norte na baixa de Luanda em Agosto de 1975

Aldeagas (de bigode e pêra) e Queirós (de óculos), da 1ª. CCAV., e Pires (de bigode e 
pêra) e Mosteias, sapadores da CCS, numa esplanada da baixa de Luanda, em Agosto de 1974

Os últimos dias de Agosto de 1975, em Luanda - há 37 anos!!!... -, eram contados ao segundo, no calendário do nosso adeus ao chão angolano. Já se conhecia a data de partida para Lisboa (8 de Setembro) e o meio de transporte: o navio Niassa. Não viria a ser pelo mar, mas pelo ar, o nosso regresso!
A guarnição dos Cavaleiros do Norte fazia escalas de serviço de rotina, no Campo Militar do Grafanil, e, no tempo que lhe sobrava (e era muito), algaraviava pela cidade luandana, em busca dos prazeres da vida. 
Os incidentes aconteciam todos os dias (e noites), incendiavam a cidade, periclitavam a segurança e eram campo maninho de muitas perseguições e algumas vinganças e não raro (de resto, bem frequentemente) o som de rajadas, de obuses, de morteiros e todo o tipo de bombas ecoava pela grande metrópole que era (é) a capital angolana. Nada disso atemorizava os Cavaleiros do Norte.
Comprava-se e vendia-se dinheiro nas ruas da cidade, com os civis a querem «trocar» escudos por angolares, para o seu pé-de-meia, que se lhes adivinhava necessário em Portugal. Florescia a «indústria dos caixotes», nos quais os (mais tarde denominados) retornados procuravam enviar tudo o mais possível para Portugal.
Os Cavaleiros do Norte, seguros e certos da sua missão cumprida, gozavam as delícias da grande capital - que tantas e tão boas coisas «oferecia» a quem a passeava, no calor dos seus dias quentes e bem africanos, ou no bulício frenético das noites que tantas surpresas mostrava.
-ALDEAGAS. João Matias Mota Aldeagas, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.  Empresário do sector agro-pecuário em Estremoz
- QUEIRÓS. Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queirós, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Aposentado do sector comercial automóvel, residente em Braga.
- PIRES. Cândido Eduardo Lopes Pires, furriel miliciano sapador, da CCS do BCAV. 8423. Natural do Montijo e funcionário municipal, residente em Niza.
- MOSTEIAS. Luís João Ramalho Mosteias, furriel miliciano sapador, da CCS do BCAV. 8423. Quadro de empresa, residente em Vila Nova de Santo André.
- ANGOLARES: Escudos (moeda) de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário