CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

1 417 - O dia em que o Mosteias foi pai!!!

Mosteias e Viegas à porta da secretaria da CCS, no Quitexe (1974)

O 21 de Setembro de 1974 teve registo muito especial no Quitexe militar: o Mosteias foi pai. O comandante Almeida e Brito visitou a 3ª.. CCAV., em Santa Isabel, e ficou por lá, passando pela fazenda Minervina no dia seguinte. Nessa noite, os Cavaleiros do Norte isabelianos tiveram direito a filme. Eu, de férias angolanas, laureava o queijo e chegava a Luanda, onde m´espreitavam os calores e os cios das noite de borga.
Por lá, a essa altura, ouvi falar de um MRA, clandestino, que a surdina popular dava como estando a preparar um corpo de mercenários dispostos a estragar a intenção de independenciar Angola. E ali chegava eu,  galgados milhares de quilómetros do asfalto angolano, de Luanda à Gabela e a Nova Lisboa, pelo Lobito, Benguela e outras praças da terra africana que ia deixar de ser portuguesa.
Sentia-me forte e seguro para as novas (e mais épicas) aventuras!
De Lisboa, chegavam notícias de barricadas, greves e conflitos laborais, de crise política e de um Presidente Spínola cada vez mais isolado. Um jornal deixado por passageiro do dia, trazia notícias de convocação de uma manifestação de apoio ao PR: a da chamada maioria silenciosa, marcada para o dia 28. 
A política estrebuchava em Lisboa, a esquerda revolucionária dividia-se, a direita erguia o pescoço e em  Luanda continuava o período de recolher obrigatório decretado em Agosto. Em Lourenço Marques, na véspera (da 20) tomava posse o Governo de Transição e Moçambique passou a ser governado pela Frelimo, lia-se, mais palavra menos palavra, no Jornal Província de Angola. Luanda fervia e lavravam boatos sobre o alto-comissariado de Rosa Coutinho - de quem se dizia ir dormir a uma corveta da marinha, ao largo de Luanda.
Foi o dia em que Mosteias foi pai!!!
- O Mosteias que era casado e foi pai, AQUI
- O Mosteias não leva desaforo para casa, AQUI
- MRA. Moimento da Resistência de Angola, supostamente ligado à minoria barca.

Sem comentários:

Enviar um comentário