CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

1 423 - Os «olímpicos» da mítica Zalala...

«Olímpicos» da mítica de Zalala, em pose de olhar para o amanhã
__________________
AMÉRICO RODRIGUES

A imagem mostra atletas de Zalala em preparação para os «jogos olímpicos» de 1974/75. E que atletas!!!
O Rodrigues (em baixo, do lado esquerdo), está em farda de trabalho, mas já com o braço «esquerdo» sem qualquer hipótese de competir, porque, segundo o regulamento,  «quando a direita cansa, logo a esquerda avança».
O Louro, logo a seguir, com os punhos à espera das luvas de boxe, como quem diz “venham eles, venham eles...».
E o saudoso Barata, que perguntava «contra quem vamos jogar?». Mais à direita, o Dias (o mecânico), com um movimento de mãos que mais parece estar a dar voltas aos pistões, para «afinar» a equipa.  
O Barreto, enfermeiro, está em cima, à esquerda, com as mãos nos ombros dos melhores atletas e a pensar, talvez, no que lhes devia injectar. Doping, do mais reles da enfermaria, ou wiskhye ? Ou a água destilada faria o mesmo efeito?
O Queirós está depois, vestido à moda da máfia dos apostadores. Só queria “massa”!!! Finalmente, o Victor Costa, este sim, como mandam as regras, fardado e com o seu perfil garboso (nesta foto), em pose de «não às baldas para ninguém”. Toca a dormir  cedinho e nas casernas,  ninguém durante a noite nos «tascos» do quartel, ou, fora dele, outros sítios do género, durante o estágio. 
Claro que todas a regras foram quebradas, foram bebedeiras umas em cima das outras, fora ou dentro do quartel.
Os treinos no mato (de 4 ou cinco dias a ração de combate e água do cantil), para defrontar e vencer as picadas de Zalala, entre outros milhares de acontecimentos indetermináveis e indiscritíveis, maturaram estes atletas que, no seu conjunto e cada um na sua “modalidade”, deram o seu melhor e o resultado é que foram todos medalhados, no fim da comissão. Porém, melhor que as medalhas, foi a amizade que se cimentou nesta equipa e com todos os restantes atletas da 1ª.  Companhia e outros camaradas do BCAV. 8423. E que, felizmente, perdura nos dias de hoje
- AMÉRICO RODRIGUES
Zalala - ex-furriel miliciano
- BARATA. Jorge António Eanes Barata, furriel 
miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423. 
 Natural de Alcains. Falecido a 11 de Outubro de 1997.
Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário