CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

1 488 - O DESTACAMENTO MILITAR DA FAZENDA LUÍSA MARIA

A Árvore Vaidosa era sítio mítico da zona de acção dos Cavaleiros do Norte. Dele, e da Pedra Verde, se contavam feitos da tropa portuguesa que se fizeram lendas nas nossas memórias, muito vivas pelo tempo da nossa passagem por lá. 
PELREC era o único pelotão operacional da CCS e todos os meses alternava serviços de mata com outro pelotão, destacado no Quitexe de uma das três companhias operacionais. Isto, na prática, queria dizer que duas ou três vezes por semana tínhamos patrulhamentos ou operações na zona de mata.
A 17 de Outubro, a missão era para os lados da Fazenda Luísa Maria e nela pernoitámos. Rezava a lenda que a mata ao fundo (a uns 15 quilómetros) seria local de um acampamento da FNLA - na mítica Árvore Vaidosa. Que até teria subterrâneos, o que nunca confirmámos.
O mais perto que por lá estivemos foi já em Dezembro de 1974 e só encontrámos restos do que teria sido uma aldeia/aquartelamento abandonada, ainda com restos de recente presença humana.
Agora, chega-nos uma foto, de viaturas estacionadas em Luísa Maria, preparadas para missões de reconhecimento à zona e, em particular ao espaço envolvente da Árvore Vaidosa. A fazenda (ou roça) era de um senhor chamado Patrocínio - que lá teve o irmão Abílio como gerente.
Quem por lá conhecemos e faleceu recentemente, foi o gerente do nosso tempo, Eduardo Bento da Silva (na foto) - de quem também já aqui falámos. Faleceu a 11 de Setembro de 2011 e faria 81 anos a 10 de Outubro seguinte. Tinha um mini-mercado em Taveiro e morava em Condeixa-a-Nova. Agora, chega-nos a voz (e a foto) de Carlos Craveiro, que de lá saiu em 1966 e é filho de outro colaborador da fazenda Luísa Maria.
O Destacamento era normalmente ocupado por um pelotão da 2ª. CCAV. 843, a de Aldeia Viçosa.

2 comentários:

  1. Também eu com o meu pelotão (da 3ª CCAV),
    por lá jornadeámos.
    Jamais esquecerei a hospitalidade do
    Sr. Eduardo e Familia!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Gostavade poder ler os outros sites dos Cavaleiros do Norte mas não é poss´vel porque quando abre é imediatamente ocultado pr um outro blog.Não sei se é propositado ou é defeito da minha máquina . Obrigado
    Gabriel tavares

    ResponderEliminar