CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 1 de dezembro de 2012

1 486 - Os 60 anos e os companheiros do Liberato

Nogueira da Costa, Viegas e Zé Oliveira

Roubaram o cabo da PT que liga aqui à minha aldeia de Ois da Ribeira, em Águeda (onde nasci e vivo), e, durante dois dias, não houve net, telefones e televisão para ninguém, nem para os Cavaleiros do Norte. Foi esta a razão por que, desde Abril de 2009 e pela primeira vez, o blogue ter sido interrompido.
Hoje, para ser franco, já com linha disponível, aprontava-me a não vir teclar nada de novo. 
Hoje, recordando 21 de Novembro (o dia dos meus 60 anos!), juntei em casa a minha família mais próxima e a festarola começou ao meio dia e foi até tarde. Tinha, po essa irrepetível razão, interiorizado a ideia de que não blogaria. E daí não viria mal nenhum ao mundo.
Eis se não quando, pelo meio da tarde, à porta tocaram a campaínha e me saíram dois companheiros do Liberato: o Zé Marques (por lá conhecido como furriel Oliveira, o vagomestre) e o Nogueira da Costa, condutor e angolano de Leiria, crescido no Lobito. Já de ambos por aqui falámos.
Já imaginam como uma reunião familiar de festa sexagenária se transmutou, de repente, para o ambiente de guerra das terras do Uíge, lá pelos anos de 1974. Para mais, o Nogueira da Costa era portador de fotografias dramáticas, as do assassinato dos madeireiros da picada do Liberato. Assassinados e queimados, às mãos de quem pela vida pouco respeito tinha. 
Deixem-me passar adiante.
O meu dia foi de alegria (por juntar a família próxima, a viver os meus 60 anos) e de surpresa, por, pela porta dentro, me entrarem dois companheiros do Liberato. É o registo de hoje, na fé de que não voltem a roubar os cabos da PT e o serviço da MEO não falhe aqui por casa, para que o blogue não seja interrompido.
- NOTA: Estes dois dias sem blog registaram cerca de duas 
dezenas de contactos telefónicos e outros tantos emails, 
de amigos do blogger, preocupados com o silêncio verificado 
e indagando de mim. Se eu tinha algum problema de saúde, ou outro. 
A todos eles, quero agradecer a preocupação. Mas, como 
já expliquei, tudo se ficou a dever ao roubo dos cabos da PT. 
Abraços para todos.
CV



5 comentários:

  1. Não admitem,, mas ficam todos contentes por ingressarem no "Club dos Séxi....Genários"...
    São os duendes do Quitexe, reunidos na festarola do C.Viégas.
    Contemos muitos camaradas é bom sinal, ainda arrastamos os pés por cá.
    Abraço CV
    parabéns!
    ManPinto

    ResponderEliminar
  2. Penam que ainda têm a idade dos tempos do Quitexe, eh, eh, eh...
    Pires

    ResponderEliminar
  3. Eu fui Rádiotelegrafista no Liberato de 1971 a 8 de Agosto de 1973. C. Caç 1321.Meu nome de Código Sierra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então esteve comigo

      Eliminar
    2. A c. caç. 1321, mais tarde 209, foi para o Liberato 73-75, o Nogueira foi por lá cond. auto

      Eliminar