CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

1 566 - Saudades do Mosteias...


O Mosteias, nos seus dois últimos encontro dos Cavaleiros do Norte. 
Em Águeda, em 2009 (em cima) e Ferreira do Zêzere, em 2010

O Mosteias partiu hoje para a viagem final, deixando lutos de alma e dores que não se anestesiam com as palavras mais sentidas - sejam as mais emotivas ou as de ocasião, medidas a paquímetro na prosa mais sensível ou pela métrica do verso mais melancólico.
O aqui venho dizer não é um mero lavar de alma, um simples carpinteirar de emoções, porque o dia é de tristeza, de oração e sentimentos, de meditação sobre o valor da vida e do aquém e do além de nós mesmos. 
Venho dizer que muitos Cavaleiros do Norte, sem palavras para dizer nestes momentos de tristeza, me contaram do seu luto pela partida do Mosteias.
Quando, a 2 de Janeiro deste ano - há tão poucos dias!!!... - , com ele falei pela última vez, já ele deitado na cama do Hospital do Litoral Alentejano, falou-me como sempre, de palavra solta e confiança absoluta.
Era dia de anos, dos seus 61!!!, e quis dar-lhe um abraço por tal dia. Ouvi-o falar da doença com invulgar serenidade, sem um quebro de voz, ou uma não-fé que lhe reduzisse esperanças.
A 1 de Fevereiro, sabendo já melhor da sua saúde, quisemos falar-lhe - eu e o Neto -, mas ele já não quis. Faleceu aos 5 de Fevereiro de 2013. Sabemos que soube das mensagens com que, neste espaço, tantos Cavaleiros do Norte, os seus amigos do Quitexe, lhe testemunharam força para o seu último combate. 
Hoje, numa palavra só, deixo-lhe o que fica dele, destes e de outros que não sabem mexer na net e me falaram pelo telefone: saudade!
Até um destes dias, 
grande amigo!!!

Algumas mensagens deste blogue, nas quais 
se falou do Mosteias - entre muitas outras:

- O Mosteias que era casado e foi pai, AQUI
- O Mosteias não leva desforo para casa, AQUI
- O Mosteias de pés para o tecto, AQUI
- O Mosteias no Encontro de Águeda, em 2010, AQUI
- O Mosteias na chegada a Santa Margarida, AQUI
- O Mosteias a jogar futebol, AQUI
- O Mosteias na baixa de Luanda, AQUI
Clicar nas imagens, 
para as ampliar




1 comentário:

  1. Caro Viegas:

    O passamento do Mosteias ajuda-nos a reflectir sobre a vida, como tu dizes, sobre o valor do aquém e do além de nós mesmos.
    O momento é de verdadeira tristeza, por vermos partir um amigo com quem partilhámos tantos momentos e Deus sabe quanto nos custa a morte dele, tanto mais que foi surpreendente e rápida. Mas também é preciso haver quem nos faça ver o que lemos nas tuas palavras, sobre o amigo comum e sobre nós.
    Muitas saudades pelo Mosteias é também quanto eu desejo. Graças a ti, o seu nome ficará perpectuado na história dos Cavaleiros do Norte e isso só podemos agradecer a ti.
    Os meus pêsames para toda a família dele.

    Victor Costa


    ResponderEliminar