CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

1 721 - O Eusébio de Zalala...

Rodrigues, Eusébio, Barata e Queirós, em Zalala (1974). Em baixo, Pinto, Eusébio, Mota Viana e Rodrigues (de pé), Dias, Queirós e Barreto (sentados), em Junho de 2012 (Belmonte)

O Eusébio de Zalala não foi "rei» do futebol mas é um senhor da fidalguia. Vive em Belmonte e de lá nos ligou, para falar da vida, da nossa epopeia africana, dos tempos em que a força da juventude não nos deixava abater, nem tínhamos crise, nem troikas, nem políticos menores e as aqueloutras coisas que nos vão desanimando e afrouxando a confiança no amanhã. Que não se adivinha fácil!!!  
O Eusébio fez vida na Escola Profissional Agrícola de Belmonte, de onde é e onde mora - com a mulher (funcionária pública) e dois filhos, de 34 e 27 anos. A saúde atormentou-o por volta de 2008 e a má circulação sanguínea e os diabetes já o levaram cinco vezes às mesas de operações. Neste vai-e-volta, perdeu a perna esquerda. Nada, todavia, que lhe retire o entusiasmo e gosto de viver. 
«Fiquei mais leve...», disse-me ele, sem uma sombra de constrangimento ou amargura que se lhe percebesse. 
Olha para trás e não tem outra conclusão, que não esta: «A partir dos 50, vamos perdendo a validade. É como os iogurtes!!!...». E soltou outra gargalhada, que lhe senti fresca e viva, sem estar a esconder quaisquer desgosto ou tristeza.
A esposa «também sobre de umas coisas». Trabalha na EB 2,3 de Belmonte e a coluna e o ombro direito tem vezes que lhe infernizam os dias. Mas Eusébio, que nos falava do Centro de Saúde, onde esperava consulta, dá «estas coisas da vida» como «sendo mesmo assim...».
Aposentado, enche os seus dias com «um hobyyzito...»: faz bricolages, esculturas, artesanato e pirogravuras. E pensa abrir uma loja para os filhos. Vai estar, sem dúvida, na feira medieval de 15 a 18 de Agosto, lá em Belmonte.
Ó Eusébio, foi um gosto falar contigo. Um gosto enorme, pá!!! Ficámos feitos uns «putos» naquela meia hora de telefone que matou saudades e refrescou memórias.
- EUSÉBIO. Eusébio Manuel Martins, furriel miliciano 
atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. 
Funcionário público aposentado, (é de e) mora em Belmonte.

3 comentários: