CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

2 003 - Vista Alegre, Quitexe, Luanda e Nova Lisboa...

Machado (furriel) e Cruz (alferes) numa das saídas às companhias operacionais. O capitão Themudo (em baixo)



A 18 de Abril de 1975, o capitão José Diogo Themudo, 2º. comandante do BCAV. 8423 foi a Vista Alegre, de visita à 1ª. CCAV. (a de Zalala), acompanhado do oficial de manutenção auto - o alferes Cruz.
Aproximava-se a rotação da companhia (ia para o Songo), e, naturalmente, era necessário acertar a operação. A presença do alferes Cruz, seguramente, justificava-se na averiguação e manutenção das viaturas que iriam suportar o transporte de homens e equipamentos. Na passagem de regresso, pararam no Quitexe, onde estava  a 3ª. CCAV.
O mesmo 18 de Abril - uma sexta-feira, como hoje... - foi tempo, em Luanda, da mais uma reunião dos Estados Maiores do MPLA, FNLA e UNITA, para análise da situação militar e política. Por Estados Maiores entenda-se, respectivamente, os das FAPLA, ELNA e FALA, que analisaram a formação de forças de prevenção e das forças integradas - para obstar aos «inimigos da independência de Angola», que «não tendo compreendido o momento histórico, persistem em manobrar na sombra, preparando-se mesmo para desencadear conflitos em Luanda, entre 15 e 30 de Abril». estávamos a 18.
os três Estados Maiores, por isso, lançaram «uma advertência solene à reacção, para que cesse imediatamente tais manobras». E apelaram à população para que se mantivesse «calma e vigilante».
Mais a sul, no Huambo, eu e o Cruz continuávamos a nossa operação turística, «acampados» em Nova Lisboa e com «patrulhas» à Caala (Roberto Wiliams), Silva Porto, Alto Hama.
- FAPLA. Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (do MPLA).
- ELNA. Exército de Libertação Nacional de Angola (da FNLA).
- FALA. Forças Armadas de Libertação de Angola (da UNITA).

2 comentários: