CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

2 922 - Graciano P. Queijo, clarim, faleceu há um ano!!!

Graciano Purificação Queijo, soldado clarim da CCS, faleceu há um ano, a 30 de Outubro de 2013. Festa de anos Lar Padre Tobias, de Samora Correia, que o acolheu. Outra imagem de festa, em baixo, no mesmo Lar


Há notícias do Graciano, que foi clarim dos Cavaleiros do Norte, no Quitexe da nossa saudade e na Carmona das nossas epopeias. Graciano da Purificação Queijo!! Um nome original, tão original que nunca se me varreu da memória, embora perdendo o titular de vista, desde 8 de Setembro que, em 1975, nos fez adeus em Lisboa.
Do Graciano, lembro bem o ar humilde, o sentido de cumprimento de dever, o ar sereno como ouvia os graduados e cumpria tarefas. Como, com zelo, dava uma mão na cozinha do Quitexe, indo além das suas obrigações de clarim! Faleceu a 30 de Outubro de 2013 e dele agora soubemos pormenores de uma vida que não lhe sorriu, lhe foi até madrasta, mas mais feliz nos últimos anos. Quando, afinal e tragicamente, a doença lhe minou a saúde e a vida.
O Graciano nasceu a 28/09/1952, em Vilarelhos, concelho de Alfândega da Fé, e de lá partiu para a tropa, fazendo-se Cavaleiro do Norte em Santa Margarida, nos primeiros dias de 1974. Voltou de Angola e fez-se à vida. Solteiro continuou (tanto quanto se sabe) e não se sabe se tinha filhos. Trabalhou na construção civil e foi parar a Samora Correia, há já largos anos. Uma irmã, disseram-nos, vivia por perto. 
Um acidente de trabalho limitou-o bastante, fracturando-lhe as pernas. Deixou de poder trabalhar e o alcoolismo «matou-lhe» qualidade de vida. Durante algum tempo, chegou a viver em situações habitacionais muito precárias. Em 2002, tinha 50 anos, começou a ser apoiado pelo Centro Bem Estar Social Padre Tobias - que lhe fornecia refeições. Passou a fazer a sua higiene pessoal na instituição (uma vez que a habitação não o permitia).
Recebeu rendimento social de inserção durante algum tempo e foi feito um trabalho de recuperação, por todos os técnicos do concelho  - nomeadamente da Câmara Municipal de Benavente, Segurança Social e CBES Padre Tobias, de Samora Correia.  Frequentou consultas de alcoologia e deixou de consumir, denotando-se uma melhoria na sua qualidade de vida.
Tendo em conta a precariedade da habitação, foi integrado em lar, em 2009. E antecipadamente reformado,  por invalidez.
Em 2011, foi-lhe diagnosticado um tumor no esófago, tendo sido seguido no IPO de Lisboa. Foi operado e realizou quimioterapia e radioterapia. Mais tarde, surgiu novo tumor na laringe - ao qual não resistiu. Faleceu a 30 de Outubro de 2013!
Era uma personalidade conhecida e querida na freguesia e a sua permanência no Lar de Samora Correia foi marcada pelo bom relacionamento com funcionários e utentes. É esta a última imagem que fica, deste nosso companheiro. RIP!
- GRACINDO. Gracindo da Purificação Queijo, soldado 
clarim da CCS do Batalhão de Cavalaria 8423. Era natural de 
Vilarelhos, concelho de Alfândega da Fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário