CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

3 259 - O Mosteias foi pai há 41 anos! Festa no Quitexe!!!

Luís Mosteias, já em Portugal e com o filho Luís João, nascido há precisamente 
41 anos. Foi tempo, em Setembro de 1974, de farta festa no Quitexe!

Luís Mosteias (à direita) e Viegas, dois
Cavaleiros do Norte, no varandim da
Casa dos Furriéis, no Quitexe. Há 41 anos!!
!


Há 41 anos, 21 de Setembro de 1974, o Mosteias foi pai e o natalício acontecimento foi motivo de farta festa no Quitexe. Afinal, não era todos os dias que um Cavaleiro do Norte era «promovido» a tal posto!
A notícia chegou dois dias depois e a narrativa do momento já por AQUI passou! Foi um festim, bem à moda da irreverência dos nossos 21 para 22 anos! 
Hoje, passados 41 e com a memória do nosso querido Mosteias bem embrulhada na nossa saudade, aqui o chamamos para dele falar. Da sua vida! Até que traiçoeira doença o levou do colo do nosso convívio, a 5 de Fevereiro de 2013!
Luís João Ramalho Mosteias nasceu alentejano, nas berças natais de Cabeção, em Mora. Viveu a juventude no Montijo e, regressado de Angola, fixou-se na Amadora - continuando o seu trabalho de ajudante de despachante.
Conhecemo-lo como furriel miliciano sapador dos Cavaleiros do Norte. Por Santa Margarida, Quitexe, Carmona e Luanda, já casado com Leonor Aragão, com quem viria a ter três filhos. Foi companheiro dos maiores, por toda a nossa jornada africana do Uíge angolano!
Até 1978, ainda trabalhou para um armador e mudou-se, então, para Sines, como chefe de segurança da Petroquímica - que estava no seu início. Por volta de 1990, passou para o terminal portuário de graneis líquidos - até 2013, ano da sua morte!
Vivia em Vila Nova de Santo André, perto de Sines, desde a fundação da cidade. Praticou futebol (bem lhe conhecemos a técnica no Quitexe) e foi treinador de basquetebol, um dos primeiros com carteira profissional do Clube Estrela do Areal (actual Estrela de Santo André). Aqui, nos primeiros tempos da cidade, foi condutor de ambulâncias dos Bombeiros Voluntários. Amante do cicloturismo, foi um dos fundadores do Clube Os Tartarugas - cujos membros o recordam como atleta de enorme resistência física e capacidade técnica, que o «punham» ao lado de alguns profissionais de ciclismo. Foi praticante de corrida livre e, nos últimos 15 anos de vida, praticante de natação - com elevados níveis de resistência. «Mais que eu próprio!...», diz João Miguel, o filho mais novo. Era um atleta!
O Luís João, filho mais velho, de 41 anos, é actor profissional de teatro; José António, de 37, é profissional de informática; João Miguel, o mais novo, de 31, trabalha na área indústria, química, especializado em biodiesel e actualmente na Inglaterra. Teve 6 netos - o sexto, nascido 11 dias antes da sua morte, conhecendo-o apenas por fotos!
Há 41 anos, a festa foi grande e grande a felicidade do Mosteias, partilhada com os Cavaleiros do Norte!! Hoje, fazemos memória do amigo maior! Que os Cavaleiros do Norte não esquecem, nunca!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário