CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 1 de julho de 2016

3 444 - O acidente do furriel Ferreira e condutor de Aldeia Viçosa


Furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423: Jesuíno Pinto, Freitas Ferreira (que faz
hoje 42 anos sofreu um acidente de viação). José Gomes e António Artur
Guedes. Todos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa
Furriel Freitas Ferreira, há
42 anos e em Aldeia Viçosa

A 1 de Julho de 1974, há precisamente 42 anos, o furriel Freitas Ferreira e um condutor da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, foram vítimas de um acidente, no decorrer de um patrulhamento em que se despistou um Unimog, numa curva do Quibaxe. O Freitas Ferreira seguia numa coluna dos Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e a viatura saiu da estrada e caiu numa ravina, bem alta - nua curva onde se cortava para a fazenda e aquartelamento de Maria Fernanda.
«Atravessou a estrada e caiu na ravina, eu rebolei até ao fundo, assim como o condutor», recorda-se o Freitas Ferreira, referindo que «não me lembro do nome dele», do condutor.
Os alferes Carlos Silva (canto
esquerdo), Garcia, Ribeiro e Leite -
açoriano que hoje, nos Estados
Unidos, festeja 64 anos!
 Ele e o dito condutor ficaram ambos feridos - o furriel com uma perna e clavículas partidas, de tal modo que viria a ser reclassificado como amanuense e colocado em Luanda - embora contra a sua vontade. «Gostava mais de ter continuado em Aldeia Viçosa, com os nossos companheiros da Companhia», disse ele, há dois anos, em conversa com o blogue. Vive em Costa (Guimarães), onde é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade.
O dia 1 de Julho de 1975, um ano depois, foi o da saída da primeira edição do Jornal de Angola, que substituiu o «A Província de Angola», o maior diário que então se publicava no futuro país africano de língua oficial portuguesa, encerrado na véspera. Com o mesmo director: Ruy Correia de Freitas.
Ordem de Serviço nº. 93/74, do
RC4, com a apresentação dos
«transmissões» Costa e Almeida
A memória de hoje vai para a para a apresentação de dois Cavaleiros do Norte de Transmissões, citados na Ordem de Serviço nº. 93 do RC4, de 20 de Abril de 1974, sobre a sua apresentação, a 12 desse mês, «vindos do RI 1, por terem sido nomeados para servir no ultramar», no caso integrando o Batalhão de Cavalaria 8423. Os seguintes:
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Carlos Alberto dos Santos Costa, natural de Pisões, freguesia de Pataias, em Alcobaça.
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Joaquim António Almeida Rodrigues, de Camarate, em Loures (Lisboa). A OS 93/74 do RC4, erradamente, atribui-lhe o apelido Rodrigues quando na verdade e segundo o Livro da Unidade e a OS nº. 69, de 23 de Março de 1976, com a relação do pessoal d 2ª. CCAV. 8423 que a 10 de Setembro de 1975 regressou de Angola, referem o apelido Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário