CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

3 629 - O imortal furriel Luís Mosteias faria hoje 65 anos

Os furriéis milicianos Viegas (de Operações Especiais, os Rangers) e Mos-
 teias (Sapadores), que hoje faria 65 anos e faleceu a 5 de Fevereiro de 2013,
vítima de doença. No varandim do bar e messe de sargentos do Quitexe
Luís Mosteias, o único furriel matrimoniado da
 CCS dos Cavaleiros do Norte, com o filho Luís
 João, nascido a 23 de Setembro de 1974,
quando jornadeávamos pelo Quitexe



O dia 2 de Janeiro de 1975 foi o dos 23 anos de Luís Mosteias, furriel miliciano dos Sapadores da CCS dos Cavaleiros do Norte. O grande, inesquecível e imortal Luís João Ramalho Mosteias, que nos foi «roubado» a 5 de Fevereiro de 2013.
O Mosteias é daqueles companheiros que a morte não leva da memória. A jornada africana do Uíge angolano não teria sido igual, seria menos feliz e desconvencionada, sem a irreverência, a inteligência, a coragem, o garbo, a solidariedade permanente, a cumplicidade viva e sempre assumida, sem hesitações, deste grande Cavaleiro do Norte.
Furriéis milicianos Viegas, Mosteias e Neto,
 em 1975, três amigos Cavaleiros do Norte
 nas traseiras da messe de Carmona

Furriel, o único
casado e... pai!

Luís Mosteias era o único furriel miliciano casado da CCS, por isso muitas vezes alvo de brejeiras piadas, que nunca lhe tiraram o brilho da paixão, tão embriagado d´amores estava por Leonor Aragão, namorada que levou ao matrimónio antes da partida para Angola.
Já na nossa missão quitexana, foi pai de Luís João, agora actor - o que, nos fins de Setembro de 1974, foi motivo de farta festa. Pelo motivo, alvo até de brincadeiras que aceitou com bonomonia e graça, gracejando e embebecendo-se pela imensa e irrepetível felicidade de ser pai pela primeira vez!!!
Um terrível doença privou-nos do inquestionável companheirismo deste alentejano de Cabeção, em Mora - que ao tempo morava na Amadora e a morte foi «apanhar» no Hospital do Litoral Alentejano. Morava em Vila Nova de Santo André, depois de profissionalmente tirocinar pelo Montijo e Lisboa. 
Hoje, faria 65 anos e seria dia de farta e cúmplice conversa para os festejarmos. Levou-o a morte, mas não nos levou (esta) a saudade imorredoura de um grande companheiro! Até um destes dias, ganda Mosteias!
Notícia do Diário de Lisboa de 2 de Janeiro de 1975,
sobre a pré-cimeira de Mombaça, entre Agostinho
 Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto

Neto, Savimbi e Holden
na pré-cimeira de Mombaça

A 2 de Janeiro de 1975, os presidentes do MPLA, da UNITA e da FNLA preparavam-se para reunir em Mombaça, no Quénia, preparando a cimeira com Portugal - já marcada para o dia 10 de Janeiro.
Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto, segundo o relato do Diário de Lisboa, «procurarão chegar a acordo entre si, com vista à próxima abertura de negociações com o Governo português, sobre a independência de Angola».
A pré-cimeira iria ter a participação de Munyua Waiyaki, ministro queniano dos Negócios Estrangeiros, e os três dirigentes nacionalistas angolanos fariam. nesse mesmo dia de há 41 anos, uma visita de cortesia ao Presidente Kenyatta, na passagem por Nairobi.
- «O Mosteias que era casado e foi pai». - Ver AQUI
- «O di de Pai Mosteias no Quitexe uíjano de Angola». Ver AQUI
- «O meu Amigo Mosteias». - Ver AQUI
- «A morte do amigo Mosteias». - Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário