CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 21 de março de 2017

3 707 - Exército integrado de Angola, com movimentos emancipalistas!

Cavaleiros do Norte da 3ª. CAV.8423, a de Santa Isabel, no encontro de 6 de Junho de 2015, em Vila Real
 à frente, sentados, Francisco (Reguila), Eusébio, Arlindo Novo e furriéis Fernandes e Belo. Na segunda,
 Eusébio, alferes Carlos Silva, Abílio Cunha, furriel Flora, Coelho (Buraquinho), Baptista Carvalho, fur-
 riel Ribeiro, Armando Silva e furriel Querido. Na terceira fila, furriel Cardoso. P. Gonçalves, José Novo e
  Carrilho. Na quarta, Gabriel Morais e furriel Lino. Atrás, Ramos, Friezas, Feliciano e capitão Fernandes
Placa a indicar a Fazenda Santa Isabel. A 15 quilómetros,
 onde então estava a 3ª. CCAÇ. 4211, antecessora da
3ª. CCAV. 8423, os Cavaleiros do Norte


A actividade dos Cavaleiros do Norte, neste tempo de 1975, estava operacionalmente concentrada «em Exército integrado, com os movimentos emancipalistas». Seria, mas não chegou a ser, o futuro Exército de Angola.
A acção começou, experimentalmente, a 15 de Março de 1975, nas comemorações do feriado da FNLA. Continuou com carácter regular a partir da noite de 26 para 27 e o plano incluía formação específica: cada especialista português dava a respectiva instrução aos angolanos indicados pelos três movimentos - a FNLA, o MPLA e a UNITA. Fosse como atiradores, como escriturários, ou mecânicos-auto, electricistas e operadores de transmissões, enfermeiros, sapadores, condutores, cozinheiros e padeiros..., todas, no fim de contas, as especialidades de uma unidade militar.
Lamentavelmente e principalmente devido aos muitos problemas (desentendimentos políticos e militares) entre os movimentos angolanos de libertação, o que no Acordo do Alvor, e nesta delicadíssima matéria, tinha sido estipulado, não passou do papel e das boas intenções.
Eurípedes Pavanito,
condutor da 3ª. CCAV. 


3ª. CCAV. 8433, a
de Santa Isabel

A 5 de Março de 1974, segundo a Ordem de Serviço nº. 55 (do dia 7), apresentaram-se 6 novos «nomeados para servir no Ultramar e no BCV. 8423», todos destinados à 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel.
Os seguintes:
Gabriel Morais,
da 3ª. CCAV. 8423
- Saúl Francisco Moreira dos Santos, 1º. cabo mecânico-auto de ligeiros. Natural do lugar do Carregal, freguesia de Canelas, concelho de Vila Nova de Gaia. 
- António Joaquim Pestana Chambelo, condutor. Natural da Penha Longa, em Linhó, concelho de Sintra.
- Eurípedes Jacinto Pereira Pavanito, condutor. Natural e e então também residente no Bairro das Casas do Povo, freguesia do Torrão, concelho de Alcácer do Sal.
- Gabriel José Figueiredo Morais, condutor. Natural  e então residente no Casal da Vinha, freguesia do Catujal, em Loures. Emigrado em França, tem residência no Barcouço, no concelho da Mealhada (Bairrada).
- Manuel José Friezas, auxiliar de cozinheiro. Natural do lugar das Zervedinhas, freguesia do Monte do Pinheiro, do concelho de Coruche. 
- Mário Jorge da Costa Ferrão, cozinheiro. Natural do lugar de Vila Chã, freguesia e concelho de Seia.

Martins de Santa Isabel
65 anos em Chaves

O dia 22 de Março de 2017 é de o Martins, mobilizado da Fazenda Santa Isabel, festejar 65 anos de vida.
João Martins (ou Monteiro?), de seu nome completo, era soldado clarim da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e natural do lugar de Cando, da freguesia de Vale de Antes, no concelho de Chaves.
Regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975 e mora em Chaves, na Seara Velha (Bairro das Lajes). Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário