CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 25 de março de 2017

3 711 - Uíge muito trabalhoso mas calmo, 20 mortos em Luanda

Cavaleiros do Norte de Zalala exibindo uma peça de caça: os 1º. cabos Carlos Ferreira (à esquerda) e
 Temporão Campos (cozinheiro, à direita). De camuflado e à esquerda, reconhece-se o furriel Américo
 Rodrigues. O 1º. cabo operador-cripto Ângelo Lourenço será quem espreita do lado esquerdo.
E quem são os outros? Diz Carlos Ferreira que serão todos cozinheiros

O quartel do BC 12, à saída de Carmona para o Songo e
visto do lado da cidade. A CCS e a 2ª. CCAV. 8423 esta-
 vam aqui instaladas há 42 anos
A 25 de Março de 1975, uma terça-feira, as autoridades militares portuguesas em Angola faziam o balanço dos incidentes entre o MPLA e a FNLA, de dois dias antes: 18 mortos entre os militantes deste movimento, o de Holden Roberto, «enquanto nenhum há a registar entre as forças do MPLA», reportava o Diário de Lisboa, porém, sublinhando que «no momento, é difícil determinar o número de vítimas». Sem esquecer os 2 civis.
Notícia do Diário de Lisboa de 25 de Março de 1975 sobre
 a situação em Angola: «Mmais de 20 mortos nos combates
 entre as forças o MPLA e da FNLA», em Luanda. «A calma

 regressa a Luanda», antetitulava o jornal vespertino
Os incidentes entre as FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, o braço armado do MPLA) e o ELNA (Exército de Libertação Nacional de Angola), idem, da FNLA) tinham reco-
meçado na madrugada do dia 23, o do-
mingo - depois de escaramuças a 21 (a 6ª.-feira anterior), «nalgumas zonas dos subúrbios e afectaram seriamente a vida da população» da cidade de Luanda.
Havia mesmo, segundo o Diário de Lisboa, «certas áreas interditas à normal circulação de pessoas e viaturas», como era o caso do Bairro Cazenga, «onde durante toda a tarde e noite de ontem se ouviram constantes disparos de armas automáticas e rebentamento de granadas». Ontem, que - recuemos no tempo... - foi o dia 24 de Março de 1975, uma segunda-feira.
O Alto-Comissário Silva Cardoso, à di-
reita, com o almirante Rosa Coutinho

Morte de 2 crianças
no bairro Cazenga

O bairro suburbano do Calemba também não escapou aos combates e, segundo o Diário de Lisboa, «foi palco de novos incidentes», os que, à data, «há 48 horas vem envolvendo forças das FAPLA (do MPLA) e do ELNA (da FNLA».
A chamada «cidade do asfalto», essa parecia longe de tais guerras. «A calma não tem sido perturbada. A vida de decorre serenamente, embora se note apreensão no rosto das pessoas», reportava ao Diário de Lisboa, acrescentando, porém, que, no Cazenga, «algumas pessoas foram atingidas pelas balas e duas crianças morreram devido ao tiroteio».
As Forças Armadas Portuguesas intervieram ao final da tarde do dia 23, após reunião do Conselho Nacional de Defesa (CND), e foi reposta a calma. Patrulhas mistas - formadas por militares portugueses e dos movimentos de libertação - colaboraram na «manutenção da ordem»
O CND, presidido pelo Alto-Comissário Silva Cardoso, general português, e os Estados Maiores do MPLA e da FNLA «ordenaram o regresso aos quartéis das tropas dos dois movimentos de libertação» - os dos presidentes, respectivamente, Agostinho Neto e o de Holden Roberto.
Emblema do BC 12

Calma em Carmona
e pelo Uíge fora

Os Cavaleiros do Norte, pelo Uíge angolano, continuavam a sua jornada em ambiente de relativa calma, embora carrega-
dos de serviços, nomeadamente os  militares operacionais  - que, pela natureza da sua especialização, estavam encarrega-
dos da segurança de pessoas e bens, fossem civis ou fossem militares, - para além da das várias instalações da Forças Armadas na cidade de Carmona.
Era muito curto o número de efectivos disponíveis, apenas os operacionais da CCS e da 2ª. CCAV. 8423 (a de Aldeia Viçosa), para tanta exigência de segurança, só na cidade. A guarnição instalada no quartel do extinto BC12 desmultiplicava-se, por isso, em tarefas para «garantir os serviços solicitados ao BCAV., os quais comporta(va)m também as necessidades da Zona Militar Norte» - a ZMN, ao tempo já em fase «também em extinção».
Foram tempos duros e muito, muito difíceis e delicados para os Cavaleiros do Norte, semanas e meses seguidos praticamente sem folgas (ai folgas!...) e enfrentando, no dia a dia, uma cada vez mais crescente e evidente animosi-
dade da comunidade civil branca - muito hostil, na verdade, à tropa portuguesa.
Fazenda Santa Isabel

Condutor Gonçalves,
65 anos no Barreiro

O condutor auto-rodas Gonçalves festejou 23 anos a 25 de Março de 1975, estava ao tempo na vila do Quitexe, na sua (e nossa) jornada angolana do Uíge.
Francisco Gertrudes Gonçalves, de seu nome completo, era da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel mas ao tempo já no Quitexe. Mora em Verderena, na cidade do Barreiro, e é lá que hoje festeja 65 anos de vida. Para lá vão as nossas felicitações, com desejo de muitos mais e bons anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário