CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

3 763 - A morte do alferes Meneses Alves e do 1º. cabo José Louro!

Cavaleiros do Norte, aparentemente ainda em Santa Margarida. O da esquer-
da, é o cozinheiro José Miguel Santos. É? E os outros, quem são eles? Alguém
ajuda a identificar estes companheiros da jornada africana do Uíge angolano?


Manuel Meneses Alves, alferes
miliciano atirador da 2ª. CCAV.
8423. Faleceu há 3 anos!

O dia 14 de Maio de está assinalado na memória dos Cavaleiros dos Norte pelo nascimento (em 1952) do futuro 1ºs. cabo José Louro. A 15, nasceram o sargento ajudante Luís Machado (1920) e o soldado sapador Brites (1952).
José Adriano Nunes Lopes foi sapador e regressou ao Casal do Pinheiro, na freguesia de Casais, em Tomar. Casou e teve um filho (1º. sargento do Exército). A doença «roubou-lhe» a esposa (cancerosa) e ele mes-
mo, pouco tempo depois - a 23 de Julho de 2008 -, de desgosto e com  a mesma doença igualmente incu-
rável (que lhe foi diagnosticada) optou pelo suicídio. 
José Adriano Nunes Louro, 1º.
cabo sapador da CCS. Nasceu
há 65 e faleceu há 9 anos!
Explicou a decisão num dramático e corajoso documento, que deixou escrito e nos foi contado pelo filho: «Para não sofrer, nem fazer sofrer a família».
A 15 de Maio de 2013, outra morte enlutou os Cavaleiros do Norte: a do alferes miliciano Meneses Alves, em 2013 e em Leiria - de onde era natural e onde residia, empre-
rio do sector das carnes. A doença incurável venceu-o, mas não sem que, antes (e por duas vezes), conhe-
cendo o seu destino, organizasse encontros de despedida da família e dos amigos. Ver AQUI.
Manuel Meneses Alves fez parte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa - para lá transferido em Fevereiro de 1975, ido de Cabinda, onde serviu na CCS do BCAÇ. 4519.
Notabilizou-se  a 13 de Abril desse ano, quando, já em Carmona, «durante uma manfestação não autorizada superiormente, na qual se verificou confronto entre elementos de movimentos emancipalistas, com uso de armas de fogo, na via pública, actuou de forma rápida, decidida e enérgica, não deixando dúvidas quanto à determinação do pequeno núcleo de tropa que comandava, com o que conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a referida manifestação» - como se lê no louvor do comando do BCAV. 8423.
Hoje, o recordamos com saudade! RIP!
Luís Ferreira Leite Machado,
sargento ajudante do BCAV. 8423.
Faria hoje 97 e morreu aos 80 anos!

Luís Machado, o nosso
sargento-ajudante

Luís Ferreira Leite Machado foi sargento ajudante dos Cavaleiros do Norte e, na secretaria do comando do BCAV. 8423, adjunto do tenente Luz.
Ao tempo com 54/55 anos, era o mais velho de todos os Cavaleiros do Norte e tinha algumas dificuldades de saúde e de audição - o que o «obrigava» a usar aparelho adequado. Privilegiava a discrição e culti-
vou sempre excelente relação com todos os furriéis milicianos, todos eles podendo ser seus filhos e que com ele partilhavam o dia-a-dia e os serviços do bar e da messe dos sargentos.
Hoje, dia 15 de Maio de 2017, faria 97 anos. Nasceu nesse dia do já distante 1920. Faleceu, vítima de doença, a 12 de Julho de 2000, aos 80 e em Évora - a sua cidade natal! RIP!

Brites, o sapador,
65 anos na Pesqueira

Baltazar Serafim Brites foi soldado do Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV. 8423.
Natural de Serzedinho, em Ervedosa do Douro, concelho de S. João da Pesqueira, lá voltou a 8 de Setembro de 1975. Tem feito vida profissional na área da construção civil, numa grande empresa do sector, e hoje, dia 15 de Maio de 2017, festeja 65 anos. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário