CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

3 883 - Floro surpreendeu a mulher. em dia dos anos dela!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, todos furriéis mi-
 licianos, em hora de leitura de correio: Carlos Letras, José Manuel Costa
(que hoje faz 65 anos), António Artur Guedes e José Gomes

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, a 3ª. CCAV.
8423: Batalha (tapado pelo Novo), capitão José
 Paulo Fernandes, 1º. cabo Floro Teixeira, Abílio
 e Mário. À frente, José Novo, furriel José Lino,
Carvalho e Friezas


O Floro foi 1º. cabo enfermeiro da 3ª. CCAV. 8423 veio dar-nos nota da sua chegada a Portugal, na tarde da 11 de Setembro de 1975, e da surpresa que deu à esposa. «Foi um dia inesquecível, era o dia dos anos dela e aparecei de surpresa», disse ao blogue.
Floro Gomes Teixeira foi 1º. cabo enfermeiro e Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel depois do Quitexe e de Carmona e tem 11 de Setembro de 1975 «bem gravado na memória». «Saímos de manhã de Luanda e chegámos a Lisboa por volta das 5 ou 6 hora da tarde», recorda-se o enfermeiro Floro, também lembrado que, com o Rosado, escriturário, «fomos de táxi, do aeroporto até ao Cais do Sodré».
O rio foi atravessado de barco, até Cacilhas e, daqui, «de camioneta para Setúbal». «Eu saí no Laranjeiro, continuou o Rosado para Setúbal, onde morava», contou o Floro Teixeira, bem lembrado da surpresa feita à mulher - que, grávida de emoção, de olhos e coração pasmados da surpresa, se deixou cair nos seus braços, feliz!
«Recordações destas nunca mais esquecem», sublinhou ele, recuado na memória do momento feliz de há 42 anos, abraçar a mulher que o esperava há 15 meses, enlutada do seu amor maior, que tinha partido para a guerra.
João Messejana

Morte do atirador
João Messejana

O soldado atirador Messejana faria hoje 65 anos - dia 13 de Setembro de 2017. Faleceu a 27 de Novembro de 2009.
João Manuel Pires Messejana foi atirador de Cavalaria do PELREC e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975. A Lisboa, onde residia na rua Augusto Machado. O furriel António Cruz encontrou-o, há muitos anos, como Polícia (PSP ou Municipal) e sabemos que, mais tarde, teve alguns problemas de saúde. Hoje o recordamos com saudade. RIP!
José Manuel Costa

Costa, Monteiro e Botelho,
festas dos 65 anos !

O Costa, o Monteiro e o Botelho estão hoje em festa: comemoram 65 anos.
José Manuel Cerqueira da Costa foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV.. 8423, a de Aldeia Viçosa. Aposentado da SAPEC, vive em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos.
Armando Monteiro dos Santos é natural e residente na Quinta dos Bentos, na Guarda. Integrou o grupo de Cavaleiros do Norte do Parque-Auto, no Quitexe.
Belarmino da Conceição da Silva Botelho foi soldado cozinheiro da 2ª. CCAV. 8423. Natural de Mós, freguesia de Ferreirim, em La,ego, mora em Lisboa, na Freire Torrinha.
Para o trio de Cavaleiros do Norte, vão os nosso abraços de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário