CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

3 884 - MPLA a avançar para Carmona, calma na cidade de Luanda!

Furriéis milicianos na entrada do bar e messe de sargentos do Quitexe: Ri-
beiro, Fernandes, Viegas, Belo (de óculos), G. Lopes (encoberto), Bento,
Costa (morteiros) e Flora. À frente, Rabiço, Graciano e Abrantes (de cachimbo
Norberto Morais e António Lopes, furriéis milicianos da
CCS. Atrás, o bar e messe de sargentos do Quitexe



A 14 de Setembro de 1975, já com os Cavaleiros do Norte no conforto das suas gentes mais íntimas, pela Angola que tinha sido nossa casa nos últimos 15 meses, o MPLA continuava as suas ofensivas: a sul, contra a UNITA; a norte, frente à FNLA.
Carmona, bastião do  movimento de Holden Roberto, era um dos alvos do
A distância, em mapa, de Calandula a Uíge,
a então cidade de Carmona (até 1975)
 movimento de Agostinho Neto e, nesse fim de semana, travaram-se violentos combates perto da cidade de Duque de Bragança (actual Calandula), a uns 200 e pouco quilómetros da «nossa» Carmona - Uíge, depois da indepen-
dência e capital da província do mesmo nome.
O MPLA, em comunicado, anunciou que «as forças rivais bateram em retirada» e que as suas tropas «prosseguiram em direcção àquela cidade». A ofensiva das FAPLA - o exército de Agostinho Neto - referia o Diário de Lisboa, «insere-se na progressão das suas forças em direcção a Carmona e Ambriz, iniciada após a expulsão da FNLA da área da Barra do Dande».
Notícia do Diário de Lisboa de há 42 anos 

Calma em Luanda e
portugueses a voltar

Os jornais da época davam notícia que «rei-
na(va) a paz em Luanda» e muitos dos que tinham viajado para Lisboa, a fugir à guerra, estava a regressar à capital angolana.
O enviado especial da Agência AFP, Pierre Cayrol, noticiava que «o êxodo dos portugueses para a metrópole regista, desde há dias, nítido abrandamento», depois de «uma emigração maciça», especialmente da «população branca, com medo da guerra». Todavia, registava Pierre Cayrol, «grande parte da po-
pulação branca que ainda reside em Luanda e outras cidades - cerca de 150 000 pessoas - começa a hesitar em deixar Angola».

Cozinheiro Duarte, 65 
anos em C. Branco !

O soldado cozinheiro Duarte, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe, está hoje em festa: faz 65 anos!
Joaquim da Ressureição Duarte, de seu nome completo, nas-
ceu a 14 de Setembro de 1952, na freguesia de Almaceda, no concelho de Castelo Branco. Voltou lá a 8 de Setembro de 1975, no final da comissão em Angola, e dele apenas sabemos que actualmente reside na cida-
de de Castelo Branco, na Rua do Proença. O nosso voto, nesta sua data de festa, é que esteja na melhor das formas físicas e que por lá continue de boa saúde e bem de vida.
Artur Gameiro

Gameiro de Aldeia Viçosa,
63 anos em Ourém !

O soldado clarim Gameiro foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 63 anos a 14 de Setembro de 2017.
Artur Mendes Gameiro é natural e então residia no lugar do Cer-
cal, freguesia de Espite, em (Vila Nova de) Ourém, lá regressando a 10 de Setembro de 1975. Por lá continuou e lá mora, agora na Rua dos Moinhos. É habitual participante dos encontros da 2ª. CCAV. 8423 e para ele vão os nossos parabéns pela feliz data natalícia, com votos de que a repita por muitos e bons anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário