CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

3 888 - Contra-subversão no Quitexe, o contrato dos trabalhadores do café...

O capitão José Diogo Themudo, à direita, que foi 2º. comandante dos Ca-
 valeiros do Norte do BCAV. 8423, com o capitão José Paulo Falcão (ofi-
 cial de operações) e o alferes miliciano João Machado (à esquerda)
Os furriéis milicianos José Augusto Monteiro e João Do-
 mingos Peixoto na rampa da messe de sargentos (de ofi-
 ciais antes) do Bairro Montanha Pinto, em Carmona 

A 18 de Setembro de 1974, reuniu a Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe, coordenada pelo tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423.
A reunião, tal como já acontecera na do anterior dia 3, «incidiu especialmente sobre o problema dos trabalhadores» das fazendas de café.
Os trabalhadores, normalmente oriundos do centro de Angola, estavam ser aliciados «pelo IN e/ou agitadores» 
Cavaleiros do Norte na cantina do Quitexe. Da esquerda
para a direita, Gaiteiro, Serra, 1~- cabo Malheiro,  Auré-
lio (Barbeiro), Mendes (de óculos) e Miguel (condutor).
Em primeiro plano e de bigode, 1º. cabo Monteiro (Ga-
solinas), Cabrita e Calçada
com diversa «propaganda para fugirem ao contrato», o que, de acordo com o Livro da Unidade, «forçosamente terá reflexos no panorama económico do concelho», como, aliás, aqui já recordámos.
O IN «continuou apático todo o mês» - o de Setembro de 1974 mas «apesar disso, aumentou os contactos que vinham do antecedente, a acontecer». Contactos com as autoridades e com o povo.

MPLA a pressionar
a norte e a sul

O MPLA, há 42 anos e com o dia 11 de Novembro (o da independência de Angola) cada vez mais próximo, pressionava a norte e sul, para combater as forças da FNLA (nas províncias do Uíge e Zaire) e da UNITA (em Nova Lisboa, Silva Porto e Serpa Pinto).
A 52 dias de distância, as FAPLA (exército do movimento de Agostinho Neto) controlava, 121 das 16 províncias angolanas, embora, de acordo com o Diário de Lisboa, os seus dirigentes não deixassem de «manifestar preocupações especialmente no que respeita à situação do Norte».
Na verdade e para o MPLA, «seja qual for a posição das forças rivais no terreno, à data da independência, ficará sempre à FNLA a possibilidade de declarar independentes de Angola as províncias do Uíge e Zaire, dando nascimento a um novo Biafra».
O presidente Agostinho Neto, de resto, manifestou essa mesma preocupação numa entrevista ao enviado especial da France Press. «Estamos firmemente dispostos a resistir a todas as tentativas do imperialismo atacar o nosso país», disse o líder do MPLA, acrescentando que «não temos medo».
Coronel José
Diogo Themudo

Capitão Themudo, 
76 anos em Lisboa!

O capitão Themudo, agora coronel, foi 2º. comandante do BCAV. 8423 e está amanhã em festa: dia 19 comemora 76 anos!
José Diogo da Mota e Silva Themudo chegou a Carmona em Março de 1975, convidado pelo comandante Almeida e Brito para exercer aquelas funções - vagas desde a partida dos Cavaleiros do Norte para Angola, por «desvio» do major Ornelas Monteiro para a Guiné.
O capitão Themudo, quando chegou a Angola oaea uma companhia entretanto desactivada, já tinha feito duas comissões (Angola e Moçambique) e a carreira militar continuou em Portugal, atingindo a patente de coronel. Aposentou-se aos 57 anos, em 1998, depois de ter sido comandante de um dos Regimentos de Cavalaria da GNR - «dividido» pelos quartéis da Ajuda e Estefânia, com lideran-
ça na CCS, esquadrão motorizado, em dois esquadrões a cavalo, e brigadas de trânsito. Também comandou a PSP de Santarém (durante 5 anos) e foi 2º. co-
mandante da Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, o antigo RC4 - a uni-
dade mobilizadora do BCAV. 8423, em finais de 1973.
Mora em Lisboa, dedicaca-se a actividades equestres, e para lá vai o nosso abraço de parabéns, embrulhado no voto de muitos mais e bons anos de vida!
João Leirinhas

Leirinhas de Zalala, 
65 anos em Gaia !

O soidado Leirinhas, combatente da mítica Fazenda de Zalala, festeja 65 anos a 18 de Setembro de 2017. Hoje mesmo!
João Ramos Leirinhas foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, integrando o 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes mi-
liciano Mário Jorge de Sousa. Regressou a Portugal e a Canidelo (Vila Nova de Gaia) no dia 9 de Setembro de 1975 e lá reside, sendo habitual participante dos encontros dos Cavaleiros do Norte de Zalala. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário