CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 19 de setembro de 2017

3 889 - MPLA a 30 kms. de Carmona, a passagem à disponibilidade...

Cavaleiros do Norte da CCS em frente à Casa dos Furriéis do Quitexe: Aldea-
gase Reino (ambos furriéis milicianos da 3ª. CCAV.), Miguel (1º. cabo),
Monteiro, Viegas e Neto (furriéis milicianos) e tenente Mora

Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe: Cabrita,
Calçada, um angolano e NN. Quem os pode identificar?


Há precisamente 42 anos, a 19 de Setembro de 1975, o blogger (furriel Viegas) passou à situação de disponibilidade. 
A respectiva carta de identificação mili-
tar (caderneta), todavia, só foi emitida a 10 de Agosto de 1976, quando, com o (furriel) Francisco Neto, nos deslocámos ao RC4, convocados pela Unidade.
A caderneta militar do
furriel Viegas
A carreira militar começara a 26 de Abril de 1973, passando pela recruta Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e a especialização no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego. A mobilização foi publicada em Ordem de Serviço do CIOE.
A apresentação no RC4 - do Viegas, do Neto e do Montei-
teiro, que viriam a integrar o PELREC -  «nomeados para servir no ultramar», no BCAV. 8423, foi às 11 horas de 24 de Dezembro de 1973, véspera de Natal. A partida para Angola foi a 29 de Maio de 974, o regresso a 8 de Setembro de 1975.

FAPLA´s do MPLA a
30 kms. de Carmona!

A 19 de Setembro de 1974, o comandante Almeida e Brito deslocou-se a Aldeia Viçosa, onde se aquartelava a 2ª. CCAV. 8423, no âmbito dos «contactos operacionais e sempre acompanhado por oficiais da CCS».
Um ano depois (no mesmo dia de 1975), o MPLA mantinha «forte pressão militar, tanto na frente norte como na frente sul», para, respectivamente, desalojar a FNLA e a UNITA. Com esta «travava fortes combates na Quibala, a meio caminho entre Luanda e Nova Lisboa». O Diário de Lisboa de 19 de Setembro de 1975, há precisamente 42 anos, reportava que os combates podiam «ser decisivos para qualquer dos dois movimentos».
A norte e de acordo com o jornal, «o MPLA está a 30 quilómetros da  cidade de Carmona, uma das principais fortalezas da FNLA». E continuava a reagrupar forças para «uma poderosa ofensiva que visará também o porto de Ambriz».
Carlos Ferreira

Ferreira, cozinheiro,
65 anos em Santarém

O cozinheiro Ferreira, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, está hoje em festa: comemora 65 anos!
Carlos Manuel da Piedade Ferreira é natural de Casais da Branca, em Santarém, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Fez carreira profissional como condutor do Hospital Distrital de Santarém e, já aposentado, reside em Achede, neste mesmo concelho.
Será o organizador do encontro da CCS dos Cavaleiros do Norte, em Junho de 2018. Parabéns pelo aniversário. E venham mais e bons anos!
Francisco Pisco

Pisco de Aldeia Viçosa, 65
anos em S. João da Talha!

O 1º. cabo Pisco, combatente da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa está hoje em festa dos seus 65 anos.
Francisco de Jesus Pisco foi atirador de Cavalaria e voltou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Ao lugar de Fonte da Dáspera, na freguesia de Alvito da Beira, em Proença-a-Nova. A vida levou-o para o Vale de Figueira, em S. João da Talha, concelho de Loures, onde reside. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário