CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 17 de março de 2018

4 067 - Caçadores da 4741 e da 4911 «transferidos» para o BCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte do PELREC. Atrás, Dionísio (?, de garrafa na mão), Mes-
sejana, Marcos (a fumar), 1ºs. cabos Cordeiro e Soares  (de canecas nas
 mãos), NN, 1º. cabo Vicente (trono nu), Florêncio e 1º. cabo Almeida. Em baixo,
1ºs. cabos Almeida (cozinheiro) e Silvestre, NN, Madaleno (de bilha na mão),
furriel Neto e Aurélio (Barbeiro)

Cavaleiros do Norte do PELREC. De pé, 1º. cabo Hipólito,
furriel Monteiro e 1ºs cabos Almeida e Vicente, já faleci-
dos. Em baixo, alferes Garcia e soldado Leal (ja falecidos),
furriel Neto e soldado Aurélio (Barbeiro)

O BCAV. 8423 foi «aumentado», a 17 de Março de 1975, com a passagem à sua «dependência operacional» da CCAÇ. 4741, que estava aquartelada no Negage, e a 1ª. CCAÇ. do BCAÇ. 4911, estacio-
nada em Sanza Pombo.
A transferência aconteceu «no campo da mudança do dispositivo militar da Região Militar de Angola», num tempo em que «os contactos com os movimentos»
instalados em Carmona eram «feitos 
J. Messejana
do PELREC
da CCS
Adélio Silva
1ª. CCAV.
diariamente e concretizados em reuniões de Estado Maior conjunto, às 4ªs-feiras»verificando-se «uma boa aceitação das medidas militares tomadas».

Mortos do PELREC
já na vida civil!

O PELREC da CCS do BCAV. 8423 recebeu mais futuros Cavaleiros do Norte a 1 de Março de 1974, todos eles relacionados na Ordem de Serviço nº. 61, de 15 do mesmo mês.
Um deles, foi o 1º. cabo Joaquim Figueiredo de Almeida, atirador de Cavalaria, rodado do próprio RC4.  Foi bravo e louvado combatente em Angola, mas infe-
lizmente já falecido, por doença cancerosa, a 28 de Fevereiro de 2009, na sua residência de Pedrogão de S. Pedro, concelho de Penamacor.
Outro transferido desse dia e igualmente já falecido, foi o 1º. cabo Jorge Luís Domingues Vicente, chegado da 2ª. CCAV. 8423 e igualmente atirador de Cavalaria, natural de Vila Moreira, em Alcanede, onde faleceu a 21 de Janeiro de 1997, também vítima de doença.
Um terceiro «pelrec» nessa data apresentado na CCS foi o soldado João Manuel Pires Messejana, que vivia na Augusto Machado, em Lisboa - cidade onde, vítima de doença, faleceu a 27 de Novembro de 2009.
Outros transferidos da 2ª. CCAV. 8423, todos atiradores e para o PELREC:
- Dionísio Cândido Marques Baptista, da Amora, no Seixal. Está na Suíça.
- Aurélio Conceição Godinho Júnior, de Telheiro, em Pias, Ferreira do Zêzere.
- Augusto Florêncio, de Midaqueiro, freguesia de S. Tiago de Montalegre, no concelho de Sardoal e aqui residente.
Virgílio J. C. Caretas e Carlos A. Cardoso também fora transferidos nessa data mas foram considerados incapazes para o serviço, não seguindo para Angola.
Também da 2ª. CCAV. mas para a 1ª. CCAV. 8423 foi transferido o soldado Adélio Jacinto Coelho da Silva, natural de Pataias, concelho de Alcobaça.
João Palongo

Palongo da 2ª. CCAV., 66
anos em Setúbal!

O soldado radio-telegrafista Palongo, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 66 anos a 17 de Março de 2018.
João Carlos Santana Palongo foi Cavaleiro do Norte dos coman-
dados do capitão miliciano José Manuel Cruz e era residente na Rua do Aranguês, freguesia de S. Sebastião, em Setúbal, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final dos 15 meses da comissão em terras uíjanas de Angola. Continua sadino, agora na morador na Rua António Rodrigues da Costa, e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário