CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 23 de abril de 2018

4 104 - Eleições em Portugal e (não em) Angola, há 43 anos!

Grupo de furriéis milicianos da 1ª. CCAV. 8423,  de Zalala, no encontro de 4
 de Junho de 2016, no Pombal: Mota Pinto, Américo Rodrigues, Victor Ve-
 lez (que se apresentou no RC4 há 44 anos, hoje se passam), João Aldeagas,
Manuel Pinto, João Dias e Plácido Queirós
Furriéis milicianos na messe do Quitexe: Cândido Pires, Vic-
tor Velez, Miguel (Pára) e.... (?). Da direita, Graciano, José Pi-
res, Viegas, Neto, Mosteias e Rocha. De pé, o soldado Rebelo 


As primeiras eleições portuguesas, no pós-25 de Abril de 1974, realizaram-se exactamente um ano depois, a 25 de Abril de 1975, e motivaram a realização, em Carmona, de várias «palestras de esclarecimento».
A primeira, na «tentativa de preparar» o acto eleitoral foi a 16, depois a 23 de 
Partidos que concorreram às
eleições de 25 de Abril de 1975
Abril (hoje se fazem 43 anos) e uma terceira a 24, esta, de acordo com o livro «História da Unidade», «já no âmbito das comemorações do 25 de Abril». Foram orientadas por oficiais do Comando Territorial de Carmona (CTC) e do BCAV. 8423, «ambos delegados do MFA».
O dia, uma quarta-feira do Abril de 1975, foi tempo de se saber, também, que as eleições em Angola, antes da inde-
pendência e previstas para Outubro desse ano, «podem ser canceladas», como, falando na cidade de Dar-es-Salaan, capital da Repú-
blica Unida da Tanzânia, admitiu Agostinho Neto, o presidente do MPLA.
«Ainda não foi aprovado um projecto de lei eleitoral», sublinhou este dirigente, referindo-se ao projecto apresentado pelo seu movimento. Como agora se sa-
be, nunca tais eleições angolanas se realizaram. Para a Constituinte Angolana.
Os furriéis milicianos Victor
Velez e José Nascimento

Furriel Victor Velez
mobilizado para 1ª. CCAV. 

O então 1º. cabo miliciano, futuro furriel miliciano Velez apresentou-se no RC4 a 23 de Abril de 1974, «por ter sido nomeado para o ultramar, com destino à 1ª. CCAV. 8423».
Victor Manuel da Conceição Gregório Velez, futuro Cava-
leiro do Norte dos Zalala´s do capitão miliciano Davide Castro Dias, rodava da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém - onde se especializara como atirador de Cavalaria. Ao tempo, morava na Rua Gonçalves Crespo, da freguesia de S. Sebastião da Pedreira, da capital Lisboa - cidade onde ainda reside.
Partiu para Angola dias depois dos comandados do capitão Davide Castro Dias (estes, a 30 de Maio de 1974), a eles se juntando já em Zalala - onde inte-
grou o 3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa e com os também milicianos furriéis João Aldeagas e Manuel Pinto. Com eles regressou a Portugal a 9 de Setembro de 1975.

Ferreira de Zalala, 66 anos
na Póvoa de Santa Iria!

O 1º. cabo Ferreira, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 23 de Abril de 2018.
João Viegas Ferreira era do 3º. Grupo de Combate, o do alfe-
res Pedro Rosa, e foi Cavaleiro do Norte da Zalala, de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. Então residente nos Olivais, em Lisboa, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar pelas angolanas terras do Uíge. Reside agora na Póvoa de Santa Iria, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário